domingo, 8 de abril de 2012

O passo a passo para projetar sonhos e construir realidades.



Nos últimos anos o perfil dos brasileiros mudou muito, mas o sonho de ter a casa própria permanece.
Na maioria das vezes a primeira casa construída é o lar para uma vida inteira, portanto os sonhos para se materializarem precisar ser planejados e estudados.
Quando se constrói uma família ou começa-se a pensar em um lar, temos que visualizar as necessidades atuais e futuras, cada pessoa tem um perfil e por isso cada residência  tem suas características especiais, atendendo assim, as necessidades e anseios do morador.
Mas por onde começar?
Pode-se dizer que as pessoas têm particularidades e possibilidades diferentes, mas o passo a passo a ser seguido não tem muitas variações.
O primeiro passo, se o lote ainda não foi adquirido é procurar um corretor de imóveis credenciado,  que o orientará e checará a situação de regularidade  do empreendimento, certidões, impostos, para saber se está tudo em conformidade com as leis.
Depois analisar as características do bairro quanto a qualidade de vida, tranquilidade, vizinhança, atividades presentes, infraestrutura e segurança.
A segurança é um dos quesitos que mais conta na escolha ideal atualmente, nesse caso morar em condomínios é uma boa opção para quem costuma ficar fora de casa o dia todo e quer mais segurança e comodidade.
Se for pagamento à vista não deixe de registrar sua escritura no cartório de Registro de Imóveis responsável pela região  ou empreendimento. Se for parcelado questione todas as suas dúvidas  e procedimentos com seu corretor de imóveis.
Com o lote adquirido, passamos para o segundo passo,  deve-se procurar um profissional para dar início a execução dos projetos, geralmente um arquiteto ou engenheiro civil, onde o profissional escolhido fará reuniões com o proprietário para conhecer o perfil da família, a partir disto, o mesmo elabora um programa de necessidades com todos os ambientes e espaços necessários.
Uma vez definido o projeto é possível estimar qual será o valor aproximado da obra e após a definição do projeto arquitetônico e projetos complementares (estrutural, elétrico e hidráulico)  o arquitetônico será submetido à aprovação da prefeitura municipal e condomínio, se for o caso.
Após a execução dos projetos pode-se contratar a mão de obra que deve ser acompanhada por um profissional habilitado.
Pode-se contratar empreiteiros de obras ou construtoras para a execução da casa, nesta fase é importante exigir notas fiscais dos prestadores de serviços, pois as mesmas geram abatimentos nos impostos na hora de requerer o habite-se ao final da obra.
E quando finalizar a obra, requerer  o habite-se, Cnd do INSS,  e efetuar a averbação  da casa na escritura do lote.
Pronto, seu sonho realizado e regularizado, a parte documental do imóvel é tão importante quanto o próprio.
Espero ter ajudado com as dicas.
Abraços.
Elis Salles –
Salles Imóveis e Empreendimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário